09/12/2012

EXPECTATIVA DA QUIMIOTERAPIA

Escrito- 17-10-2010

    Hoje a Ana (irmã da Lala minha cunhada e miga) veio aqui. Mais do que amiga da família, ela veio como enfermeira que é do CACON- Centro de Oncologia do Hospital Universitário. Não irei fazer minha quimio lá e sim no HOSPITAL MACEIÓ, Drª Luciana minha oncologista já passou tuuuudo... já fiz os exames de sangue para ver as plaquetas. Mas ela veio me abraçar e me explicar tudo que possivelmente eu iria sentir. Muito bom ouvir! A visita dela foi muito importante para mim...
    E eu ouvi que poderia enjoar muuuuuuuuito ou pouco. Vomitar do mesmo jeito. Que teria muita fadiga. Cansaço excessivo, períodos de baixa imunidade que não poderia sair de casa...Mal estar.... Intolerância a luz, barulho... Que tinha que tomar muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito líquido mas principalmente água. Que a pele iria ressecar, as unhas ficariam pretas e poderiam cair.
Marcou uma médica especialista de garganta e boca, porque a quimio causa reação de inflamação (aftas) na boca e garganta... Mais já disse que eu tinha que fazer gargarejo e engolir diariamente ( 1 medida -3 x ao dia) com NISTATINA LÍQUIDA (normalmente no posto de saúde tem e conseguimos de graça!) e usar uma pasta de dente específica.... (Uma simples mesmo, que tivesse extrato de juá, eu usava a da Sorriso)
    Meninas... pode parecer simples... é metódico e confesso chato todos esses ritutais que tempos que fazer...
 É IMPORTANTÍSSSSSSSSSSSSIMO!!!! Eu não criei nenhuma afta durante a quimio, minha boca não pocou... NADA...NADA...NADA!!!!
    Outra coisa que a médica orientou, foi a ida ao dentista APENAS PARA AVALIAÇÃO - porque qualquer "brechinha" é uma porta para infecção e no nosso caso não podemos vacilar!!!! Eu fui, fiz avaliação, tive que fazer Raio X... tava tudo bem, mas tratamento mesmo só após a quimio.
   
    Enfim, me pôs a par de tudo... tudo que poderia acontecer... me deu abraço. Me deu apoio. E me desejou o melhor!
    É AMANHÃ!!!!
    COMO DORMIR?


 
É OLHAR PARA UM CAMINHO DESCONHECIDO...

 Carolina está encarando bem... (se é que se pode dizer isso!!!) tem ficado comigo, me enche de beijo e de amor, já expliquei para ela que amanhã irei tomar o "tal remédio" e a pergunta dela é sempre: "você já vai vir careca?"
    
 DICA IMPORTANTE: NÃO ESCONDA DO SEU FILHO A VERDADE! CLARO QUE PRECISAMOS SER SUTIS. RESPONDER APENAS O QUE FOR REALMENTE NECESSÁRIO... MAS É FUNDAMENTAL QUE ELE SE SINTA SEGURO E QUE NÃO PENSE EM NENHUM MOMENTO QUE VOCÊ IRÁ "ABANDONÁ-LO". EXPLIQUE A SEU FILHO O QUE IRÃO PASSAR JUNTOS! FUNCIONA! ACREDITE!

   Durante a semana foi uma bateria de exames de sangue...cintilografia, pulmão, ultrassom do abdomen total... uma investigação geral... Minha irmã Carla é minha fiel escudeira junto da mainha. Me acompanham em tudo.
    Hoje um tantão de gente ligou... me sinto DESESPERADA POR AMANHÃ...
    Durante a semana me "abasteci" de todo mundo... fui para o cinema com Beta, Dal e Yolanda. Fui comer sushi com toda família. Fui a igreja com Jeimes. Passei horas conversando com miga Lu de Aracaju... (que por sinal está looooouca por não estar aqui). Recebo mensagens e mensagens e mensagens...


Miga Sandrinha (que de longe...se manteve tão perto nesse período... Louvo a Deus por isso!)

E muuuuuuuuuuuuuito mais... tantão de mensagens... ligações...



QUERIA UMA LENTE COR DE ROSA PARA TUDO ISSO AGORA....

    Sei o que vou encontrar... mas mesmo assim...meu coração vacila....
Fonte:brasilescola.com

    Quimioterapia é um método que consiste na aplicação de medicamentos para combater as células que formam os tumores dos canceres, a quimioterapia também pode ser chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica. É importante ressaltar que a aplicação de vários medicamentos na corrente sanguínea durante a quimioterapia é essencial para o tratamento, pois dessa forma cada medicamento age em etapas diferentes do crescimento do tumor, combatendo-o e impedindo que ele se espalhe para outras partes do corpo.

Miga Lu
Miga Adriene

   Hoje também vieram me visitar Miga Lu e Miga Adriene... Adriene trouxe para mim a peruca da irmã dela (que já passou pela mesma situação e agora está bem, graças a Deus) e Miga Lu trouxe cds com músicas de Deus... aaaahhhh como é bom!
OS PLANOS DE DEUS SÃO MAIORES QUE OS MEUS!
ACREDITO QUE DEUS VAI FAZER O IMPOSSÍVEL EM MEU VIVER!
DEUS VAI ALÉM DO QUE EU POSSO VER! ELE VAI CUMPRIR SEUS PLANOS PARA MIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário