09/12/2012

E AGORA?

Fonte:Google


" Jamais perca o seu equilíbrio, por mais forte que seja o vento da tempestade,
busque no interior abrigo..."

      

(André Sampaio/Hélio Bentes - Ponto de Equilíbrio)


Escrito: 16-10-2010
        Aos poucos os gestos de amor e carinho começaram a me envolver numa discreta confiança! ERA ESPERANÇA! Cada um do seu jeito, na sua fé começaram a me dar alento e aí eu comecei a enxergar cada dia como UM DIA. Uns mais difíceis e chorosos, outros melhores. Embora a cada visita de um amigo ou familiar amado o choro eclodia. A cada abraço, a cada amor que me chegava eu só tinha lágrimas.Medo de perder tudo isso. Olhava para minha "preta" (Ana Carolina..minha filha linda!!!) e me sentia uma fracasso... por ainda não ter tido coragem de conversar com ela e sentir que ela aos 9 anos já dava conta de uma situação no ar... Mas no fundo eu sentia culpa por ter adoecido... e não ser a MÃE que ela merecia ter... Mas eu sentia que essa conversa não poderia demorar, a quimioterapia estava batendo à minha porta, tudo de ruim que ela traz, os enjoos, a queda de cabelos...

       
 Foi uma conversa muito difícil para mim... 

(MAS É FUNDAMENTAL QUE VOCÊ MULHER DIGA A SEUS FILHOS O QUE ESTÁ ACONTECENDO, O QUE  IRÁ ACONTECER, EXPLICAR OS PROCESSOS, MAS PRINCIPALMENTE DIZER QUE OS AMA... E QUE VOCÊ LUTARÁ POR VOCÊ E POR ELES!) 
Mas confesso que de certa forma, apesar de ter sido uma conversa muito difícil minimizou um pouco as angústias do meu coração...
Ela me olhava com aqueles olhinhos... e me fez duas perguntas:

"Mãe, você vai morrer?"
 Eu sorri e disse: "Filha, todos nós um dia iremos morrer! É assim que acontece, lembra da Bivó Dila? Do Vovô Beto?, mas NÃO. Eu não vou morrer agora!"

                "Mãe, seu cabelo vai cair? Você vai ficar careca?"

              E eu disse: "Vou... a mamãe vai tomar uma medicação muito muito forte para curar a doença no peito da mamãe, e isso vai ser bom, mas ele é ruim em outras coisas, a mamãe vai enjoar, vai vomitar às vezes, vai querer ficar só, a medicação é tão forte, tão forte que o cabelo da gente cai...mas a mamãe vai comprar peruca... vai ficar fashion.... e depois nasce tuuuuuuuudo de novo!!!!
             Pude ver as lágrimas nos olhos dela... e claro nos meus...

            E continuei: "Quero que tudo que você sentir, ou quiser perguntar, tiver dúvida, medo, PERGUNTE A MAMÃE... não pergunte a ninguém! Prometo lhe responder tudo!Prometo que vou fazer tudo para ficar bem, e responderei todas as perguntas que você me fizer, e vamos resolver tudo..."


Amigos
    
        Alguns amigos, algumas pessoas mostraram indiferença ao meu sofrimento. Talvez aí se mostraram de verdade para mim. Outros, abriram suas "asas" e tentaram voar comigo para longe da depressão... da tristeza". Com essas pessoas tenho passado meus momentos. São com elas que choro. Sorrio. Choro de novo. Desanimo. Faço planos. Creio. Me acalmo. Desestabilizo.
    Alguns pessoalmente me doam seu tempo... (Anjo, Daniiiiiiiiiiii, Miga Lu, E minha família maravilhosa... minha mãe, minha irmã, sobrinhas, primas, tias...Migas... tanta gente, tanta gente...) Outros doam seu amor através de mensagens diárias, telefonemas (que nem sempre atendia!!! Outra característica do processo, claro que ninguém é igual e as reações podem variar, mas eu criei quase que uma aversão a telefone, luminosidade.. barulho.) 
O Pessoal do meu trabalho em Satuba, vieram aqui, rezaram um terço, tudo organizadinho, com louvores: Cris, Maria, Suely, Sula, Ilza, Ana Júlia, Dani.. Quase todo mundo... 
Tudo amor para mim!
                                       
    A quimioterapia foi minha 2ª certeza. Já tem data: 18-10-2010. De cara terei que fazer primeiro a quimioterapia pelo tamanho do tumor. É preciso que ele diminua para se fazer o processo cirúrgico... Terei pela frente 8 CICLOS DE QUIMIOTERAPIA + CIRURGIA + RADIOTERAPIA.
    A QUIMIOTERAPIA para mim ainda é um fantasma GIGAAAAAAAANTE e traz consigo dor, medo, angústia, frustração e toda possibilidade de minimizar ainda mais meu equilíbrio... acabar com a minha autoestima.
    Cair meu cabelo me aflige. Vaidade? Talvez. E porque não? Minha imagem, minha aparência. Sou eu aqui!!!! Mas é claro que nada disso é maior que o desejo da minha cura.
    Peço a Deus que me conforte. Que arranque de mim a "vaidade" pelos cabelos que eu estava deixando crescer há 2 anos já... Permita que eu sofra o mínimo possível e diga: "UFAAAAA:CAIU!!!!" Passou. Agora é hora de crescer de novo!
    Peço a Deus que eu me veja além dos meus cabelos.
    Que eu enxergue o mais importante sempre: A CURA. E sei que terei algumas perdas.
    QUE EU PERCA OS CABELOS, MAS NÃO PERCA A FORÇA NEM A ESPERANÇA!
    QUE EU PERCA O SENTIMENTO DE VAIDADE MAS NÃO PERCA O AMOR PRÓPRIO!   
    QUE EU OLHE E ME VEJA! ME ENXERGUE!
    QUE AS PESSOAS ME OLHEM E ME ENXERGUEM!

Um comentário: