09/12/2012

O DIAGNÓSTICO

Às vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo,

para que possamos aprender a viver de cabeça para cima!


"Cada dia eu amanheço numa página em branco e vou dormir numa outra cheia de coisas que escrevi e vivenciei. A única garantia é que nem sempre encontro o que procuro, mas sempre busco o estado e o lugar mais confortáveis para mim."

Marla de Queiroz


           Finalmente fui fazer o tal Core Biopsy. E além do médico indicado pela  Drª Jocela, estavam comigo minha amiga Anjo- que insistiu que depois do resultado eu iria ser consultada por um famoso médico da Santa Casa. Claro que meu plano não cobria... E então mais dinheiro. Mas eu havia marcado, eu iria.Senti dor sim... mas a dor maior era a dor do medo... da incerteza. Da possibilidade que estava ali...iminente.
.
    CORAGEM!!! ERA O QUE EU OUVIA! CORAGEM!!!


            Claro que toda um mobilização já havia sido feita... Família grande toda na expectativa... Amigos... de todos os cantos...todo mundo na torcida pelos 30%!!!!!!
           
    Mas o destino me reservava mais uma peça! Minha amiga pegou o resultado do exame, conforme o combinado e na maior das boas intenções levou primeiro para uma amiga enfermeira olhar.... Dar um aval!
(ATENÇÃO AMIGAS!!!! ENFERMEIRA É UMA  LINDA PROFISSÃO, NECESSÁRIA, IMPORTANTE. MAS NÃO É MÉDICA! NEM ESPECIALISTA EM DETERMINADAS DOENÇAS! SÓ O MÉDICO PODE DIGNOSTICAR!!!)

          E a enfermeira- não a julgo - mas até hoje não entendo seus motivos- afirmou para minha amiga que eu não estava com Câncer! VOCÊS TEM NOÇÃO? Minha amiga correu para me dar a notícia feliiiiiiiiiiiiiiz da vida!!!!! E eu chorei... chorei... e todos choraram!!!! E liguei para minha mãe, para o AMOR, e os amigos ligando.... e a FELICIDADE TOMOU CONTA DE MIM... E a notícia correu!!! Havia dado NEGATIVO! PODE IMAGINAR TAMANHA ALEGRIA?
        Feliz, parti para a tal consulta com o famoso médico da Santa Casa... afinal eu tinha algo para tratar, simples.... que provavelmente tomaria um remédio e ficaria bem...Pedi a minha amiga para ver o exame e o nome CARCINOMA DUCTAL INFILTRANTE me chamou a atenção.... GELEI!!!!
Mas ela disse que já havia falado com a amiga... que eu não entendia... que o mais importante era a fé no que a gente já sabia: ou seja, que não era! 
NAQUELE MOMENTO O INVERNO SE INSTALOU EM MIM... ALGO ESTAVA ERRADO...
      
E assim o balde de água fria congelou meu coração... o médico famoso leu o diagnóstico do exame e toda euforia por uma ¨possível coisa simples e tratável¨se tornou num diagnóstico FRIO de Câncer de Mama - Ductal Infiltrante. Onde o nódulo  já estava maior do que o que mostrava na ultrassom, que teria que agir rápido, que perderia a mama e que possivelmente teria que fazer primeiro a quimioterapia para depois operar,
Eu em completo silêncio! Ausente. Só olhava em seus olhos. Minha mãe, branca como cera, perguntou  possibiliade pelo SUS. Ele desenganou. Perguntou a possibilidade financeira, ele puxou caneta e papel e expôs as cifras... As cifras da minha cura. Detestei ele por isso. E por todas as estatísticas que ele falou e eu nem ouvi.
Eu? Em absoluto silêncio.
 Não consegui nem raciocinar.
   

AGORA ERA PRA VALER: EU TINHA CÂNCER DE MAMA!
 DEFINIDO. CLARO. E URGENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário