09/12/2012

O "MONSTRO" QUIMIOTERAPIA




 
Igualzinho ao que acontece com todas as pessoas, num trecho ou outro da estrada, eu já senti tanta dor que parecia que os golpes haviam me quebrado toda por dentro. Não sabia se era possível juntar os pedaços, por onde começar, nem se o cansaço me permitiria movimentos na direção de qualquer tentativa. Quando o susto é grande e dói assim, a gente precisa de algum tempo para recuperar o fôlego outra vez. Para voltar a caminhar sem contrair tanto os ombros e a vida. Um espaço para a gente quase se reinventar.

O tempo passa. O fôlego retorna. Parece milagre, mas as sementes de cura começam a florescer nos mesmos jardins onde parecia que nenhuma outra flor brotaria. A alma é sábia: enquanto achamos que só existe dor, ela trabalha, em silêncio, para tecer o momento novo. E ele chega.
Ana Jácomo



 



Escrito: 22-10-2010


Se tornou real...

    
    Minha primeira experiência com a quimioterapia aconteceu dia 18-10-2010 no HOSPITAL MACEIÓ (REDE HAPVIDA).
O que posso dizer?
Chorei.
Angústias? Muitas.
Medo? O suficiente.
Deus? Senti sua presença.

     A sessão aconteceu no quarto,fui internada normalmente, num apartamento, eu ficava no leito na compahia da família. Era posta no soro... E confesso que quando a enfermeira chegou com aquelas 2 ampolas grandes de um líquido vermelho eu me perguntei: "A quimioterapia é isso?" Ela riu. Mas parecia nervosa. Tanto que durante o processo derramou o tal líquido no lençol e ficou apavorada de ter caído no meu braço e foi o maior bafafá... porque eu soube depois que aquilo na pele queima... (mas não aconteceu nada comigo... ufffa!!!!) Ela ficou nervosa... o soro saiu, sangrou... e a enfermeira foi substituída por outra, aparentemente mais experiente.

IMAGINEM COMO EUUUUUUUUUUUUUU FIQUEI!!!! 
PRIMEIRO DIA. PRIMEIRO MOMENTO. E JÁ ACONTECE ISSO...

           Mas eu era silêncio. E choro. Fechei os olhos. Meu companheiro eram os  louvores... e meus pensamentos a Deus. Mainha, Carla e minha amiga que chamo de Anjo só rezavam. E enquanto eu sentia aquele líquido entrar em mim... eu só chorei e pedi a Deus que aquela droga entrasse em mim e me curasse.
 No quarto eram 5 pessoas contando comigo: E só o silêncio.
DICA IMPORTANTE: Não fique ociosa... leve um livro, leia a Bíblia, leve seu sonzinho, ouça louvores (Os meus especiais: RESTITUI E RECEBE A CURA) ME DAVAM FORÇA! CORAGEM! ENERGIA BOA!, Ouça sua músicas preferidas, converse com quem está com você, veja TV... Tudo ajudda a passar o tempo (que normalmente se arrasta) e minimiza a angústia do processo.
    O processo todo durou quase 2 horas. Depois, ir para casa. Betânia, a nova enfermeira simpática, me desejou saúde, fé em Deus e que nos veríamos dali a 21 dias.
O 1º DEGRAU EU HAVIA SUBIDO!



MUITAS RECOMENDAÇÃOES:
REP0USO.
AS MEDICAÇÕES PARA O ENJOO JÁ PRESCRITAS.
RESPEITO NO  PERÍODO DE BAIXA IMUNIDADE, ONDE NÃO DEVEMOS SAIR, IR A LUGARES PÚBLICOS, PRINCIPALMENTE COM MUITA GENTE, E NEM RECEBER VISITAS. APENAS OS FAMILIARES DE CASA. ACONTECE MAIS OU MENOS ENTRE O 10 AO 15 DIA APÓS A APLICAÇÃO DA QUIMIO.
O CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO!

DICAS IMPORTANATES CARAS AMIGAS:
Vocês irão ouvir muito dos seus médicos: CADA CASO É UM CASO!!!! Confesso que sempre achei tipo "frase de efeito..." mas não é não!!! Vocês irão me ver retratar isso aqui também, e o que aconteceu comigo ou com alguém que você conheça poderá não acontecer com você. 

Mas algumas coisas são esperadas e comuns:
  • A quimio (intimidade já!!!!) interfere no nosso paladar, no apetite, no olfato, no cheiro da comida....E precisamos fazer alguns ajustes, algumas modificações na dieta. Por exemplo, frituras ou comidas gordurosas facilitam os enjoos, o ideal são comidas mais sequinhas... Diminuir o consumo de carne e no meu caso comer frango no máaaaaaaximo 1 vez na semana (por conta de hormônios), então o restante é PEIXE, PEIXE, PEIXE...
  • Evitar refrigerantes, chocolates... (eu abandonei.... só sucos! E chocolate, bem só muuuuuuuito de vez em quando!)
  • Como ficamos sensíveis ao cheiro de comida o ideal é ficarmos o mais longe da cozinha possível, pois o cheiro causa até repugnância o que nos impede de comer. Eu senti isso um pouco!
  • É importante a gente não ficar muito tempo com estômago vazio... isso também facilita os enjoos.
  • A nutrição é importante porque dá forças para o nosso organismo se restabelecer, atacar as células que estão morrendo e refazer os tecidos que têm de ser refeitos.
  • Minha médica me explicou que às vezes, os pacientes não têm náuseas nem grande mal-estar, mas se sentem fracos, tão fracos que levantar da cadeira e ir buscar um copo de água pode representar um esforço maior do que são capazes de suportar.

      E é isso que está acontecendo comigo... São 4 dias desde a 1ª quimio e eu me sinto apática. Só com vontade de deitar e dormir. Sono. Sono. Sono


 Esse louvor era minha companhia.... toda sessão de quimio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário