09/12/2012

COMO TUDO COMEÇOU?



Isso mesmo... durante o banho senti aquele carocinho dissssssscrrrreeeeeeto.... mas presente o suficiente para eu percebê-lo!!! isso foi em dezembro mais ou menos de 2009! Pasme!!! Isso mesmo 2009!!! (você pode se perguntar como o diagnóstico só veio em outubro de 2010????) Explico! Corri como uma louca na sala da minha chefe, baixei a blusa e meti a mão dela na minha mama... E ela claro fez o que toda amiga faz....: ¨Não se preocupe, isso é hormonal... você deve tá perto de menstruar... etc..etc...etc..  Mesmo assim, me deu todo apoio e não me deixou nem cogitar ir no plano,marcar médico, esperar vaga, marcar exame...naaaaaada... fui voando no posto bem pertinho e através de amizade dela peguei uma guia pelo SUS para fazer a mamografia no outro diz cedinho.
E lá fui eu... morrendo de medo claro!!! Resultado: NEGATIVO. NADA! NADINHA! Ainda ouvi minha amiga dizer brincando e aliviada: ¨Tá vendo sua exagerada!!!!¨
É... eu estava sendo mesmo exagerada....pensei!!!
        Na verdade Exagerei mesmo foi na confiança na clínica. No exame. E não fiz exames complementares que seriam necessários (ultrassom por exemplo!) Mas a correria, o trabalho... faltava tempo... faltava tempo... tempo... tempo... Nada de médico!

O tempo passou... 2010 chegou... e vez por outra eu sentia o carocinho... e RELAXEI!!!
ACREDITAM?????? ERRO FATAL!!!!
        Por volta de agosto de 2010 (quase 8 meses depois da minha desconfiança inicial) eu resolvi ir a médica, porque já estava me sentindo mal.... e minha mãe me cobrava isso. Não sentia dor. Não saia secreção. Não deformou a mama. NADA! Apenas duro quando eu o tocava...
        Bom, contando com a burocracia do plano e a consulta lá estávamos em setembro.... A médica pediu URGÊNCIA na ultrassom.. e isso me assustou! Fiz na mesma semana!
Fonte:Google
 
    Aí, já viram!!!! Eu comecei a ficar de cabelo em pé!!!! Assustada... Angustiada... Com medo! O tempo todo fui acompanhada por uma amiga, que vou chamá-la de "Anjo do Senhor", para preservá-la, porque infelizmente hoje não temos mais contato e é uma situação delicadíiiiiiiiisssima!!!
        Hoje, consigo perceber claramente que no momento da minha ultrassom eu já sabia o que tinha. A médica foi doce, delicada, ética... mas sugeriu que eu procurasse um mastologista URGENTE. ME APAVOREI! Saiu o resultado da ultrassom, numa sexta-feira no fim de setembro... e lá estava: ACHADOS SUSPEITOS!
        Chorei compulsivamente... e minha amiga - Anjo do Senhor- tentava a todo custo me acalmar. Minha consulta com a médica ainda seria com 15 dias... como eu conseguiria esperar? Liguei para uma prima (Thaiza) que trabalhava num hospital e pedi pelo amor de Deus que qualquer médico visse meu exame... E lá fomos nós!
            Sai do consultório do oncologista clínico do tal hospital DESESPERADA... O Médico de forma grosseira jogou na minha cara que eu tinha 70% de chance de estar com CÂNCER de mama e que ¨isso¨ estava ali há pelo menos 1 ano...Que teria que fazer exames complementares, como: CORE BIOPSY (consiste na retirada de fragmentos do tecido, com uma agulha de calibre um pouco mais grosso acoplada a uma pistola especial guiada por ultrassom.)
            Saí de lá com raiva pela ¨falta de sensibilidade dele¨ e com uma porcentagem: 70%.
            A essa altura eu já nem estava mais em mim... minha família, minha irmã, minha mãe se mobilizaram e automaticamente conseguiram através de amizade marcar uma consulta com uma outra médica que seria então A MIMHA MÉDICA. E lá fui eu... Apática... Fora do ar... para outro hospital, numa maratona o dia inteiro. Drª Jocela Cristina - Mastologista- Oncologista  me  atendeu aproximadamente as 9 da noite, me examinou, me olhou.... e fez o que o outro médico mais cedo nem por longe foi capaz: ME ENXERGOU! No fim ele estava certo, existia a chance... ele só não foi humano. Drª Jocela conversou comigo, me explicou da possibilidade. Mas que nenhum diagnóstico seria dado sem exames. Falou da possibilidade de quimioterapia antes da cirurgia... Passou todos os exames necessários e medicação para mim  para a famíia toda (calmante) e desejou fé! Naquele momento eu a amei! Naquela noite estavam comigo: Minha amiga Anjo  e uma irmã dela, minha ¨Rimã¨Carla e meu ex (ex?) que chamarei de AMOR.
Cheguei em casa acabada... só me restava chorar....junto daqueles que me amavam....
Mas a maratona para o diagnóstico continuou... AFINAL EU AINDA TINHA 30% DE CHANCE!!!!

Agora eu corria contra o tempo! E os primeiros problemas burocráticos começaram a surgir! Meu Plano de Saúde que não tinha Mastologista. Como pode? Mas eu não tinha como esperar pelo plano... tudo agora era urgente.... Fiz tudo particular com a ajuda da família... que sempre esteve do meu lado!

(ATENÇÃO!!! COLOQUEI O PLANO NA JUSTIÇA PORQUE SEGUNDO A ANS (AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE)  TODO PLANO DE SAÚDE TEM OBRIGAÇÃO DE TER TODAS AS ESPECIALIDADES.... SE NÃO TIVER TEM QUE PAGAR PARA VOCÊ SER ATENDIDO PARTICULAR!!! SE VOCÊ SE ENCONTRA NUMA SITUAÇÃO PARECIDA... NÃO PERCA TEMPO! EXIGA SEUS DIREITOS! ROLA ATÉ HOJE O PROCESSO... MAS ISSO AOS POUCOS CONTO!)

8 comentários:

  1. Nossa Ninha como foi triste e desesperador essa "bomba"... Mais é tão bom hj te ver feliz , bem e CURADA!

    Deus sabe o que faz..

    Rafaella Bragaa

    ResponderExcluir
  2. Graças a DEUS miguxa foi tudo passageiro,muito sofrimento,angústias.... mas no final deu tudo certo!
    Dany

    ResponderExcluir
  3. Imagino todo seu desespero mas graças a Deus tudo foi caminhando para cura.

    Andreza Cardoso

    ResponderExcluir
  4. Estou no início, emocionadissíma e orgulhosa demais de você!!! Bj.

    Fernanda Mary

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia todo esse início pelo relato de Tia Fau, mas ver o seu testemunho, com tanta riqueza de detalhes é simplesmente emocionante, Miga!!!

    ResponderExcluir