15/12/2012

RADIOTERAPIA E SENTIMENTOS

05-08-2011

Fonte: Internet - Googlee

      "A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.
     É difícil limitar os efeitos do tratamento do câncer apenas às células cancerosas que serão retiradas ou destruídas. Como as células e tecidos sadios também podem ser danificados, o tratamento freqüentemente causa efeito adverso indesejáveis.
     Os efeitos adversos do tratamento do câncer são diferentes para cada indivíduo e podem mesmo ser diferentes para cada tipo de tratamento. Os médicos tentam planejar o tratamento com o mínimo intercorrências.
    O oncologista radioterapeuta explicará os possíveis efeitos adversos da radioterapia do câncer de mama - incluindo efeitos adversos infreqüentes que envolvem o coração, pulmões e costelas. Um  dos efeitos adversos mais comuns e a fadiga, especialmente nas últimas semanas de tratamento, que pode persistir por mais algum tempo. O repouso é importante, mas os médicos geralmente aconselham suas pacientes a manter uma atividade razoável, coincidindo suas atividades com seu nível de energia. Também é comum a pele se tornar vermelha, seca, sensível e pigmentada.  O máximo de exposição desta área ao ar faz com que a cura das lesões da pele seja possível e mais rápida. 
      É importante o cuidado com a pele nesta fase. As pacientes devem verificar com seu médico antes de utilizar qualquer produto (desodorantes, loções ou cremes) sobre a área tratada. Os efeitos da radioterapia sobre a pele são temporários, e a área afetada se cura gradativamente após o término do tratamento. Pode haver, no entanto, uma alteração permanente na coloração da pele.
       Em muitas mulheres, a mama permanece com o mesmo aspecto anterior à radioterapia. Ocasionalmente, a mama tratada poderá ser mais firme, um pouco maior (devido ao acúmulo de líquido) ou menor (devido a alterações no tecido). A pele da mama pode tornar-se mais ou menos sensível após a radioterapia.  
     

Fonte: Controle do Câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. 2 ed. rev. atual. - Rio de Janeiro: Pro-Onco. 1993.


       Hoje é o dia da MARCAÇÃO DA RADIOTERAPIA. Chama-se PLANEJAMENTO. A médica mede, analisa e  nossa pele é marcada, dimensionada eu diria, com uma tinta vermelha...
Sala grande... fria... Hospital HU.Mexeu comigo... chorei... Ficarei assim durante 28 dias úteis. Parece pouco para você?

Pronta? Dificilmente... 

MAS DEUS ESTÁ NO CONTROLE!!! 



Misturado a todas essas emoções... Discussões desnecessárias, inconstância e silêncio no amor... 
  
08-08-11

1ª Sessão de radioterapia

    E eu vivendo um processo de me virar pelo avesso... emocionalmente. Fisicamente. Sei que tenho que prosseguir com fé e tento. Muito. Afirmo sempre para mim mesma. Mas confesso que olhar essa "tinta' marcada  no meu peito me angustia. Enfrentar a espera, olhar em volta e ver pessoas doentes... sofrendo. Entrar na sala fria, gelada, e sentir aquela "luz vermelha queimar" minha pele...  São 8 minutinhos no meu caso. Mas parece muuuuuuuuito mais!
     Honestamente eu esperava encarar melhor.

     
Chorei pelo que se foi. 
Chorei por hoje.

Perder, dói! Não adianta dizer NÃO SOFRA, NÃO CHORE; só não podemos ficar parados no tempo chorando nossa dor diante das nossas percas.


      Mas DEUS enxugará TODAS as minhas lágriamas eu creio!!!
 

        Companheiras da Radioterapia: Mainha ou Carla (SEMPRE!) OU AS VEZES ATÉ AS DUAS! E KEL...Na saída a tradicional contagem: Só faltam 27.


 11-08-2011

    Hoje a mainha me perguntou pela Miga Lu, minha miga de infância. Senti saudade dela... Estamos num silêncio infértil...

Lembrei dela...

 
 
 Há saudades que caminham comigo aconchegadas num lugar gostoso que a memória tem. 
Sei que estão lá, mesmo quando demoro um bocado de tempo para apreciar as histórias que me contam. São porta-jóias que guardam encantos que não morrem. Caixinhas de música, que, ao serem abertas, derramam melodias que me fazem dançar com elas de novo. São saudades capazes de amenizar o frio de alguns instantes com os seus braços de sol. Mas existem também saudades que pousam no meu coração de vez em quando e ficam de lá me olhando com aquele olho comprido. Falam de lugares, pessoas ou épocas da minha vida. São espelhos que refletem feições conhecidas. São saudades que entornam perfumes que somente a alma reconhece. Que sobrevoam regiões por onde apenas as emoções caminham. Que destampam ausências.
  São saudades de um mundo que tem cheiro de quintal lá da infância da gente. Que é macio para todos os seres que nem lençol recém-trocado.
Ana Jácomo


12-08-2011

    Primeira semana de radioterapia. Dor de cabeça e mal estar instalados. A mama parece que "incha", pinica, dói... O sono é particionado, as noites inférteis. E isso me dá uma inquietude...porque não consigo fazer nada.
         Na verdade estou querendo que o tempo passe, e a semana se arrastou...
           Preciso de mansidão! Paz de Espírito! Estou escutando muito louvores, lendo a Bíblia, indo as cultos. Mas sabe qual é a sensação? Que minha cabeça está reagindo negativamente a isso tudo. Estou com sintomas de estresse, a coordenação motora estranha, mau humor, necessidade de isolamento, tensão... angústia...

Nem acredito que estou sentindo tudo isso!!!
Uma irritabilidade excessiva!
Uma agonia!    

DEUS DE  MISERICÓRDIA ME AJUDE... SOZINHA NÃO PODEREI. 

olha "tais" marcas vermelhas
      
 A cada fim de sessão eles dão um gel que é para passarmos na região e prevenir assaduras, queimaduras. Orientam compressa gelada de chá de camomila. Tudo isso tenho feito, com ajuda da minha mãe claro.

"Talvez a emoção se torna tão intensa que transborda do corpo. Sua mente e seus sentimentos tornam-se poderosos demais. E seu corpo chora.

Clarice Lispector

Nenhum comentário:

Postar um comentário