01/01/2013

RECONSTRUÇÃO DA AURÉOLA E BICO

30-06-12

Cirurgia Plástica Reparadora

Câncer de mama? / Reconstrução Mamária

      A mama é o caráter sexual secundário mais importante na mulher e símbolo de feminilidade. A reconstrução da mama tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das mulheres submetidas a um tratamento cirúrgico que tenha deixado seqüelas funcionais, estéticas e/ou psicológicas. A finalidade da reconstrução mamária não é somente restituir a integridade corporal, mas também recompor a imagem psíquica comprometida por problemas de auto-imagem, aceitação social, dificuldades sexuais e na vida a dois.

     Do ponto de vista oncológico, é cada vez mais aceita a iniqüidade da reconstrução mamária, incluindo mulheres com metástases, devido ao benefício trazido pela melhora da qualidade de sua existência. Vários estudos sugerem que a reconstrução não acarreta risco adicional de recidiva local ou reaparição da doença.
        Em nível estritamente cirúrgico, o objetivo da reconstrução mamária é tornar o “seio” acometido mais parecido em tamanho, forma, consistência, mobilidade e grau de naturalidade com seu par contralateral.

Reconstrução/cirurgia da aréola e mamilos: 

       Pode ser realizada ao mesmo tempo ou num segundo tempo em relação à reconstrução do corpo mamário. A aréola é facilmente reconstituída com enxerto de pele proveniente da outra aréola ou com pele da face interna da coxa ou região inguinal. Bons resultados também são obtidos com tatuagem.
O mamilo (ou “bico do seio”) é mais difícil, pois tende a se aplainar. O melhor método tem sido a bipartição do outro mamilo e implante sobre a nova aréola, embora outras técnicas podem ser empregadas.


Muito legal esse site... "AMIGAS DO PEITO" NÃO DEIXEM DE LER!!!

A cirurgia foi tranquila, anestesia local, rápida, simples... Embora emocionalmente tenha um GRAAAAANDE significado (ler acima!!!)

Ao chegar em casa encontrei um jarrinho de flores com o bilhetinho:

"Miga Linda, Amiga e irmã! Mais uma etapa! Mais um recomeço! Mesmo diante de nossas limitações emocionais nosso amor cresce a cada dia, pois tenho certeza que já somos VENCEDORAS!!!!
 TE AMO MUITO!! 
MIGA LU, DU E FAMÍLIA     

ISSO É AMOR QUE CURA!!! 

Estou na expectativa de ver a mama como ficou... 
Por enquanto:

Reconstrução da auréola e bico.
Ainda com curativo... não vi ainda!!!
              Pensei muito em "expor" minhas fotos... o que tenho de mais frágil hoje... mas se tem uma coisa que aprendi foi que se não ENFRENTARMOS de frente todas as situações não teremos chances...
Aqui.. minha mama mastectomizada, claro com silicone, e após cirurgia de reconstrução da auréola e bico. 
      Algumas cicatrizes ainda são visíveis (as da queimadura) mas as maiores e mais intensas, essas... ninguém pode ver, só eu posso senti-las!  

Aqui, nesse cantinho, sou eu por inteira... então como posso sentir vergonha?
Como poderei ajudar outras pessoas, desmitificando, informando, motivando? 

 Então decidi postar ALGUMAS fotos que tenho sim!!!
E sei que o olhar será outro... de carinho, de entendimento... de amor.

Postarei das mais difíceis, as mais dolorosas, as mais "feias"....  até as cicatrizando, melhorando... tomando forma... para que todas as minhas "AMIGAS DO PEITO" que ainda não viveram, possam perceber o que as esperam, que é possível SUPERAR, VENCER....RECONSTRUIR!

Primeiros dias após cirurgia
 Eu olhava e pensava: vai ficar assim???

Começava a cicatrizar
Quase cicatrizado
          Fazer tudo isso depende de cada mulher... de cada estado emocional... de cada condição... de cada querer... Conheço menina de 24 anos que nem quis colocar o bico... TUDO É OPÇÃO e NADA PODE E DEVE SER MAIOR QUE A CURA! Fiz isso tudo acompanhada pelas minhas médicas, autorizada pela mastologista, pela oncologista e claro acompanhada pela plástica. Conheço mulheres que não quiseram nem fazer o implante... preferiram ficar sem a mama.

EU NÃO. 
EU QUERO TUDO.
 QUIS O SILICONE. 
QUIS A AURÉOLA E O BICO. 
E AS PRÓXIMAS ETAPAS SERÃO A TATUGEM DA AURÉOLA (porque mesmo com o enxerto que é retirado da virilha, não fica a cor "exata" sempre fica mais claro) então tem uma profissional que pode ser um tatuador ou uma esteticista profissional nessa área.
 E depois de tudo quero a tatuagem artística para "camuflar as cicatrizes...

FAREI DE TUDO QUE ESTIVER AO MEU ALCANCE PARA ME SENTIR BEM! 
SEM ME AGREDIR NEM PREJUDICAR MINHA SAÚDE...
MAS COMO DISSE LÁ NO ÍNICIO DO BLOG:  

SOU EU AQUI: IGUALZINHA, COM MINHAS VAIDADES E SENTIMENTOS... 

APESAR DO CÂNCER!

09-07-2012 

Magoei a virilha.... afffff... tá doendo mais a virilha do que a mama! Acreditam?

Abaixo o link de uma Reportagem SUPERRRRRRRRRRR INTERESSANTE....
 
A vida depois do câncer: o comportamento das pessoas curadas!!

Em cerca de metade dos cancerosos, o tumor maligno desaparece para sempre, após o tratamento. Mas o ex-paciente pode ser prejudicado pelo medo de a cura não ser completa e pela discriminação, já que muita gente ainda encara a doença como sentença de morte.

por Lúcia Helen

Um comentário:

  1. Nossa... Me identifiquei com seu depoimento. Acabei de fazer a reconstrução de bico e auréola. Estou muito ansiosa. Ainda não posso mexer no curativo. Como posso conversar mais com você? Meu whattsapp é 11-98086-9590

    ResponderExcluir