01/01/2013

LIVRO: CÂNCER DE MAMA- UM GUIA PRÁTICO PARA A VIDA APÓS O TRATAMENTO PARTE I

11-07-12



                                                             Autor: Schnipper, Hester Hill

O que trata o livro?
         Não será um jogo fácil e todas sabem. No momento em que recebem o diagnóstico de câncer de mama a maioria das mulheres está consciente de que sua vida irá mudar e, querendo ou não, terão de passar por uma transformação. Mas, em que pesem os avanços da Medicina e as inúmeras possibilidades de tratamento e acompanhamento médico, o que talvez elas não saibam é que não estão preparadas para a parte mais difícil.Foi pensando no que significa terminar o tratamento ativo contra essa doença e o início do restante da sua vida, que a terapeuta Hester Hill Schnipper resolveu contar sua experiência pessoal como paciente, para revelar as dificuldades físicas e psicológicas que teve de enfrentar. Tratando das terapias complementares, das preocupações familiares e abordando temas como a sexualidade e a gravidez, a autora produziu um verdadeiro guia para a vida após o tratamento.
 
1ª edição.
Ano: 2009.

             Ao comprar esse livro aqui em casa todo mundo foi meio "contra"... (leia-se: Carla e Mainha) pois ele mostra a REALIDADE. AS POSSIBILIDADES DE REINCIDÊNCIA INCLUSIVE. NÃO TEM COMO TER UMA VISÃO COR DE ROSA...E isso de certa forma mexe, remexe... eu passei alguns dias mal... triste....  mas não como fugir de algumas verdades que o livro trata. (CADA CASO É UM CASO LEMBRAM?)

Mas achei uma leitura importante e aqui destacarei alguns trechos que me chamaram atenção... (colocarei em vermelho algumas observações minhas!) É um livro que indico para quem estiver bem. Consciente. E pronto para ouvir a verdade sobre essa doença que não podemos subestimar! Mas que podemos sim VENCÊ-LA!!!


"No momento em que uma mulher ouve o diagnóstico de câncer de mama seu mundo se transforma para sempre..."


"O corpo começa a se recuperar mas o espírito toma um curso mais lento!"

"O início do restante da sua vida é, muitas vezes extremamente difícil. Muitas mulheres estão despreparadas para as dificuldades psicológicas e físicas que as aguardam nos meses e anos à frente."
(Isso é importante e real!!!!)


"Câncer: nunca subestime sua força e seu ardil!" (MAS É POSSÍVEL VENCÊ-LO! TAMBÉM NÃO SUBESTIME SUA FÉ, CORAGEM E FORÇA! )


"O diagnóstico do Câncer me fez cair de joelhos" (foi assim comigo, mas podemos buscar forças para levantar! Deus é fiel!)


"Não podemos viver com a SOMBRA DO CÂNCER" 

"O objetivo tem de ser VIVER COMO SE O CANCÊR NUNCA RETORNARÁ! Viver de outra forma leva à ansiedade e à tristeza, significa que o Câncer venceu: VOLTANDO OU NÃO!"

(Essa é uma das partes que mais me despertou atenção! Porque cientificamente- digamos assim- nós não podemos dizer que estamos curadas... Temos que "esperar" 5 anos. Mas, viver refém desse medo e desses anos torna tudo muito pior...!) E PARA MIM, O SENHOR NÃO FAZ OBRA PELA METADE (MINHA AMIGA SEMPRE DIZIA ISSO)

"Com o fim do tratamento talvez você se surpreenda por não ter vontade de celebrar! Não importa! O principal é honrar essa experiência"

"O tratamento nos faz sentir: furiosa, exausta, com  os sentimentos à flor da pele, assustada, triste e gorda! A montanha russa dos seus humores e sentimentos é assustadora! Será que algum dia nos sentiremos mais equilibrados?"
(É exatamente assim...como me vejo nessa descrição....)

"Com o diagnóstico você deve ter chorado muito e se perguntado se algum dia, você ia voltar a sorrir e se sentir você mesma... Sua vida estava fora do controle. Não importa qual seja o estresse, nem a situação, o ser humano têm uma capaciade incrível de recuperação e adaptalidade, e com o tempo começam a encontrar uma maneira de viver com as novas circunstâncias de suas vidas!" 

(Parece frase de efeito... frase pronta para consolo... mas isso é a mais pura verdade, aos poucos a gente vai se adaptando... o que é necessário é CALMA... PORQUE CALMA AGORA É SINÔNIMO DE VIDA!!!" )


"Você nunca será novamente a mulher que foi antes do Câncer!"

(Como isso é verdade... escutei, não lembro de quem agora, que quem passa por uma quimio, uma radioterapia, nunca mais terá o mesmo corpo, a vigilância é constante...)

"É completamente normal sentir-se deprimida, ansiosa e normalmente fora de sintonia com seus amigos e familiares. VOCÊ FOI MUDADA PARA SEMPRE por seu diagnóstico e sua experiência!"

(Deus como isso se encaixa... gente dá vontade de imprimir e espalhar pela casa ou dar a todo parente.... Muita gente não entende isso...)   

"Com o passar do tempo, você consegue realmente se sentir menos assustada. Esta é uma jornada, e você precisa fazê-la. O caminho de cada uma é um pouco diferente. A CURA ACONTECE - SO QUE NÃO INSTANTANEAMENTE"

"CRIAR UMA NOVA VIDA SIGNIFICA ENCONTRAR O EQUILÍBRIO EM TODAS AS ÁREAS. HAVERÁ DIAS QUE VOCÊ SE SENTIRÁ ABALADA. MAS PODE TER CERTEZA DE QUE COM O TEMPO, HAVERÁ MAIS E MAIS DIAS EM QUE VOCÊ CONSEGUIRÁ ENCONTRAR O EQUILÍBRIO. MUITAS MULHERES SENTEM QUE O CÂNCER DE MAMA LHES DEUS UMA SEGUNDA CHANCE: AGARRE-SE E APROVEITE AO MÁXIMO!"

(VEEEEERDAAAAAAAAAAAADE!!!)

"Conte as semanas do dia do seu diagnóstico até o final do tratamento... Provavelmente esse é o tempo que levará para você se sentir bem!" 

Meu histórico:
(Diagnósto 1-1o-10
Fim da quimio-28-03-2011
Fim da radioterapia- 15-09-11) 


"Valorize os dias que se sentir energizada e alegre!!!  

provável que alguns de seus amigos não tenham estado tão presentes quanto você esperava." (isso dói em admitir!) 

"Aprender a conviver com seu novo corpo significa, além de tudo, aprender a viver com seu seio modificado, reconstruído ou com a falta dele"   


"A pele pode ter sensação diferentes ao toque (após a mastectomia) o melhor conselho e se lembrar mais uma vez de que o TEMPO AJUDARÁ! VOCÊ SE ACOSTUMARÁ E ISSO COM O TEMPO PASSARÁ A FAZER PARTE DE VOCÊ"


"Perder um seio ou ter um seio diferente é uma perda genuína. É  normal sentir tristeza por essa mudança no corpo e é também normal chegar aos poucos a uma aceitação"

(Isso é tão verdadeiro... não dá para fantasiar que você terá seu peito de volta porque fez a recontrução... Há um vazio e paradoxalmente "a sensção de um peso" algo no lugar... confesso que não consigo nem POR LONGE me imaginar sem a mama... mas caras AMIGAS DO PEITO, não dá para se iludir... é se acostumar com a estética de uma mama... mas a nossa... já se foi! Mas quer saber? Eu lido bem com isso agora...como diz na frase acima, a gente com o tempo acostuma e aceita "ele" fazendo parte de nós")


"Qualquer parceiro que valha a pena terá maturidae necessária pra aceitá-la como você é!"

"TODOS NÓS TEMOS CICATRIZES... ALGUMAS SÃO MAIS VISÍVEIS QUE OUTRAS!" (Achei liiiiindo... e é verdade!!!!) 

"QUANDO EU ESTAVA FAZENDO TRATAMENTO ENTENDI QUE VOCÊ NUNCA É VELHA DEMAIS PARA PRECISAR DE UM POUCO DE AFEIÇÃO MATERNAL, ESPECIAL QUANDO SE ESTÁ DOENTE E AMENDRONTADA"  (Que lindo e verdadeiro... o amor, o zelo, o carinho, o cuidado... a dedicação da minha mãe foi a melhor que eu tive durante meu processo de tratamento e cura... ela e minha irmã eram incansáveis na arte de me dar amor.... )

Nenhum comentário:

Postar um comentário