03/01/2013

LIVRO: CÂNCER DE MAMA- UM GUIA PRÁTICO PARA A VIDA APÓS O TRATAMENTO PARTE II

"Ninguém gosta de sentir que é  motivo de pena ou assunto perfeito para fofocas" 

(Isso é uma coisa muito séria... não dá para tratar o paciente como um cristal... nem tão pouco exigir demais. Você que tem alguém na família que viva essa realidade evite conversas paralelas.. cochichos... isso é pésssssssssssimo!!! As vezes não é nada, mas nós estamos num período onde "se engole um elefante mas não se engole um mosquito..." Franqueza. Jogo aberto. Isso é fundamental. O paciente deve saber de tudo... nada de ficar comentando sobre a saúde dele, a melhora, a piora, as dúvidas... pelas costas e aindda com a possibilidade dele saber...) VALE A DICA!!!)

"NÃO PODEMOS VIVER "E SE". TEREI QUE SIMPLESEMENTE VIVER"

"O medo paralisante normalmente diminui com o passar do tempo e então provavelmente você passa por longos períodos em que consegue se sentir bem e esperançosa em relação ao seu futuro!!! O tempo ajuda!!!"

"Como conseguimos seguir em frente com esse medo? Aprender a viver  sem permitir que a ansiedade e a tristeza nos paralizem É O VERDADEIRO DESAFIO DA VIDA APÓS O 
 CÂNCER!!"

"Medos ignorados são como elefante embaixo do tapete no provérbio: você vai acabar tropeçando nele quando menos espera. Não é mórbido, pessimista ou neurótico pensar que o câncer pode retornar. Todos nós temos esses momentos e o que temos que fazer é aprender de alguma forma como ir além do medo! Como disse Alia Earhart: A coragem é o preço que a vida exige para permitir que tenhamos paz!"

(É muito importante que vivamos sem o medo e a possibilidade do "e se"... Temos que viver como se o câncer não existisse mais e ter a coragem e o desprendimento de ir adiante. É claro que não é um processo fácil, muito menos lento. A cada check up pode dar sim um friozinho da barriga, uma sensação de incerteza... mas isso não pode e não deve nos paralizar!!! TRANSFORMAR NOSSOS DIAS... ROUBAR NOSSA PAZ. Durante 5 anos no mínimo os exames são periódicos, não tem como... aos poucos virão se tornando esporádicos... e um dia você irá dizer: PASSEI  POR TUDO ISSO...
FÉ. 
ESPERANÇA.
VITÓRIA.
É TUDO QUE PRECISAMOS SENTIR.   

"ACREDITO QUE A FÉ VIVE ONDE O CORAÇÃO SE SENTE EM CASA..."

"CADA UM DESCOBRE O QUE ACALENTA E NUTRE SEU CORAÇÃO" 

(Comigo funcionou o amor e carinho da família mais próxima, o chamego das comidinhas preparadas especialmente... o respeito ao meu silêncio e introspecção...ler muito... IR AO ENCONTRO DO SENHOR... ORAR..OUVIR LOUVORES..CHORAR NA PRESENÇA DO SENHOR...ter um parceiro que beijava sua careca e te achava linda...)  

"Para muitos de nós, seria difícil, se não impossível, ter uma doença com potencial ameaça de morte e não pensar em DEUS" 

"Um diagnóstico de Câncer é o início de muitas mudanças de vida. Começamos a ver o mundo de maneiras diferentes e é provável que sejamos capazes de realmente vê-lo pela primeira vez. Todos os clichês sobre "como a vida é bela" se tornam reais" 

"QUANDO VOCÊ CHEGAR AO FIM DE TUDO O QUE SABE E AO SEU REDOR HOUVER APENAS ESCURIDÃO, TER FÉ É SABER QUE UMA DE DUAS COISAS VAI ACONTECER: OU VOCÊ VAI ACHAR O CHÃO SOBRE OS SEUS PÉS OU GANHARÁ ASAS PARA VOAR..."  (eu quero asas para voar altoooooooooo)

"A vida após o câncer volta devagar; aos trancos e barrancos. No início temos impaciência para ter "a vida de volta" e não percebemos QUE A NOSSA VIDA ANTERIOR SE FORA PARA SEMPRE!!! Há uma característica doce e amarga em todas as datas e eventos marcantes. O que devemos celebrar agora? TUDO!
COMO VOCÊ CELEBRA, DEPENDE DE VOCÊ, MAS CELEBRAR É PRECISO!" 

É muito real e dolorosa de certa forma a frase acima... porque eu passei muito tempo mesmo tentando reencontrar o caminho de volta... e NÓS MUDAMOS. É FATO. Não há como ser a mesma pessoa, PORQUE NÃO SOMOS A MESMA PESSOA! Muita coisa foi mexida e revirada. o corpo não é o mesmo. A cabeça muda... mas temos que achar o nosso jeito de tornar isso tudo menos sofrível...
O meu?
Quero tudo: silicone, auréola, bico, tatuagem reparadora, tatuagem artística.
Não escondo de ninguém: TIVE CÂNCER!
ME SINTO CURADA.
Sempre, sempre, sempre, procuro valorizar o que antes (doente eu não tinha) meus cabelos (gosto de senti-los no banho, ao vento... roçando a pele) gosto de sair e ter a sensação de que ninguém tá olhando minha peruca....
Tenho consciência que preciso tomar a quimio oral e isso é disciplina...
Mas tem coisas que preciso URGENTE melhorar: caminhar, parar o refrigerante (voltei a tomar), fazer dieta, cuidar da alimentação... ISSO É FUNDAMENTAL e eu não faço!!!
Ainda tomo antidepressivo... ainda tomo remédio para dormir, mas isso não me faz diferente de ninguém... tem um tantão de gente que nao teve câncer e precisa de remédio para dormir e para depressão...
TEMOS QUE TER UM OLHAR DE ESPERANÇA!
TRABALHAR FAZ BEM!
         OCUPAR-SE FAZ BEM!     
Eu celebro com alegria duas datas: o fim da quimio e o fim da radioterapia! 28-03 e 15-09 respectivamente.
Para mim, são datas que tenho que celebrar com alegria que ficaram no meu passado para SEMPRE!  

CELEBRE!
ENCONTRE SEU JEITO!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário