02/02/2013

UMA NOVA JORNADA DE CORAGEM

20-01-2013


SERÁ? KKKK ACHO QUE NÃO....

Vou falar hoje sobre um assunto que conversei com uma amiga minha e queria dividir com TODAS AS MINHAS AMIGAS DO PEITO.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, ISSO NÃO É NOVIDADE!

Cada vez que lemos ou ouvimos falar sobre o problema do câncer de mama, vivenciamos uma mistura de sentimentos e emoções, principalmente, se o fato está ligado a pessoas famosas em nosso meio ou a alguém próximo de nós A transformação causada pelo câncer pode ser dolorosa, pois corrói tecidos, mas, principalmente, corrompe valores e crenças, carregando ainda consigo preconceito, discriminação e solidão.
A cirurgia e sua associação a outros tratamentos para o câncer podem interromper os hábitos de vida da mulher, provocando alterações nas suas relações familiares e sociais, quase sempre provenientes, também, de sentimentos de impotência e de frustração sobre algo que foge ao seu controle, como o próprio temor da doença.
O câncer de mama é visto pela mulher como uma doença ameaçadora, devastadora, horrível, apavorante, perigosa, triste, preocupante e incontrolável. Ao ser diagnosticado, causa um inquestionável impacto tanto físico quanto emocional para a mulher. Isso, talvez, porque é cultural que a mulher precisa ter mamas saudáveis e que qualquer anormalidade poderá ser um fator de discriminação e de sua desvalorização.
Os sentimentos que mais comumente são despertados em uma mulher ao ser mastectomizada são o medo, a rejeição, a culpa e a perda.
Foram identificadas inúmeras dificuldades enfrentadas pela mulher após a mastectomia, tais como o comprometimento da sua auto-imagem; os efeitos colaterais da quimioterapia adjuvante, destacando-se a alopécia; o preconceito; a dor e as dificuldades físicas, mostrando que o trabalho da enfermagem é de extrema importância para que essas vivências sejam amenizadas e enfrentadas da maneira menos traumática possível. 
Portanto, a enfermagem necessita traçar um plano de cuidados à mulher, que ofereça suporte informativo com relação ao câncer, aos tratamentos recomendados e cuidados com o membro correspondente à mama afetada e que proporcione maior tranqüilidade e conforto; estimule a expressão de sentimentos e pensamentos aos outros; a ajude na construção de alternativas viáveis para minimizar a alteração na imagem corporal; a incentive na execução de atividades ocupacionais que reduzam a tensão emocional e encorajem a sua participação em grupos de auto-ajuda.


REFERÊNCIAS
Instituto Nacional do Câncer. Câncer de mama. (citado em 11 abr 2005). Disponível em: URL: http://www.inca.gov.br/câncer/mama



NÃO ESQUEÇAM:

"Depois de cada momento de fraqueza, o coração prepara em silêncio, uma  nova jornada de coragem. 
 Às vezes cansa, sim, mas combinamos de não desistir da força que verdadeiramente nos move"

Ana jácomo 

Ps. Mama foi embora hoje...
Meu coração voltou a ser saudade....      

Nenhum comentário:

Postar um comentário