21/05/2013

MASTECTOMIA RADICAL COMO PREVENÇÃO????


     O assunto da semana foi mesmo ela!!!! Polêmica, atraiu a atenção do mundo para o risco do Câncer de Mama...
     Honestamente... acho que a melhor possibilidade ainda é A INFORMAÇÃO. A PREVENÇÃO.

    A declaração feita pela atriz Angelina Jolie,37, nesta semana, onde revelou que teria se submetido a um procedimento cirúrgico para a retirada dos dois seios (mastectomia dupla) para reduzir  as possibilidades de desenvolver câncer de mama levantou uma série de questionamentos sobre a doença.
       No caso da atriz americana existia um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e de 50% de ter câncer de ovário devido à presença de um gene falho, o  BRCA1, gene humano que regula o ciclo celular e previne a proliferação descontrolada. Pesquisas revelam que a sua mutação aumenta as chances de desenvolver a doença.

Por Alexandre Figueiredo

Recentemente, os noticiários divulgaram a repercussão de um artigo escrito pela atriz e produtora Angelina Jolie, considerada uma das maiores celebridades do mundo ao lado de seu noivo Brad Pitt (os dois ainda estão para oficializar a união de muitos anos e vários filhos, biológicos e adotivos), que afirmou que ela fez mastectomia dupla, uma cirurgia para retirar os seios como prevenção para o risco de câncer de mama.

Angelina realizou a cirurgia encorajada pelo fato de que ela havia perdido a mãe, a também atriz e produtora Marcheline Bertrand (ex-mulher de Jon Voight, pai de Angelina), que faleceu de câncer no ovário em 2007, aos 57 anos incompletos, e a avó, morta aos 45 anos. "Não existe muita longevidade na minha família materna", declarou Angelina.

A medida da atriz, que retirou os seios e os reconstituiu depois em cirurgia, causou polêmica na medida em que alguns especialistas em cirurgia de retirada de seios afirmarem que o ato de Angelina foi precipitado, porque aparentemente não havia risco dela sofrer imediatamente um tumor nos seios. Mesmo assim, o ato foi considerado corajoso, reafirmando a boa reputação que a atriz possui, não só pelo seu talento, mas por sua personalidade forte e determinada.

A polêmica de Angelina, portanto, é uma forma da atriz promover, corajosamente, um debate em torno do tratamento de câncer, doença que atinge as vidas de muitas mulheres, ceifando essas vidas ainda precocemente (geralmente na casa dos 40 aos 60, mas às vezes não poupando as mais jovens) e isso faz com que Angelina Jolie seja um nome a considerar na luta feminista pela qualidade de vida das mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário